Regional de Saúde promove 1ª Capacitação da Saúde sobre Febre Maculosa

O objetivo é alertar os profissionais para importância do monitoramento de casos suspeitos, avaliação e desencadeamento de ações pertinentes ao caso, desde a notificação, investigação, como também o diagnóstico e tratamento precoce

Compartilhe:
Ribeirão Claro
Preocupada com a saúde e bem-estar da população do Norte Pioneiro, a 19ª Regional de Saúde de Jacarezinho em parceria com a Secretaria de Saúde de Ribeirão Claro convidou exclusivamente médicos e enfermeiros dos 22 municípios de abrangência para a 1ª Capacitação de avaliação de sinais, sintomas, diagnóstico e tratamento da febre maculosa.
 
O objetivo é alertar os profissionais para importância do monitoramento de casos suspeitos, avaliação e desencadeamento de ações pertinentes ao caso, desde a notificação, investigação, como também o diagnóstico e tratamento precoce, até as ações relacionadas ao controle e prevenção.
 
O encontro foi realizado na manhã de sexta-feira (13) e contou com aproximadamente 130 profissionais da área da saúde, que foram recepcionados pelo chefe da 19ª Regional de Jacarezinho, Marcelo Nascimento e sua equipe, pelo prefeito, João Carlos Bonato, pela vice-prefeita, Ana Maria Baggio Molini e pela secretária de Saúde, Karina Jorge e sua equipe.
 
Na capacitação, as palestras foram ministradas pelo médico Infectologista Cláudio Hirai, da 18ª Regional de Saúde de Cornélio Procópio e pela enfermeira, Aparecida Martins da Silva (promotora de saúde profissional) de Nível Central da Secretaria de Estado de Saúde (SESA). Ambos destacaram diversas ações em se tratando de casos de pacientes com suspeita de febre maculosa, exames laboratoriais que devem ser solicitados e coletados, além da classificação do paciente, terapêuticas e formas de tratamento afim de evitar que a pessoa evolua para as formas mais graves da doença.
 
O trabalho de sensibilização com relação à febre maculosa tem sido uma constante na Secretaria da Saúde de Ribeirão Claro. Uma verdadeira força-tarefa junto à equipe da Regional de Saúde. Os primeiros passos foram orientar todos os profissionais da saúde, confecção de folders, orientações na rádio e reuniões entre as equipes de enfrentamento.
 
Conforme a Secretaria de Saúde, os próximos passos são acionar proprietários de áreas de riscos e empreendimentos, membros da ONG, médicos particulares, clínicas e laboratórios e continuar os trabalhos de conscientização da população.
 
Estiveram presentes médicos e enfermeiros dos municípios de Ribeirão Claro, Ibaiti, Guapirama, Carlópolis, Santana do Itararé, Salto do Itararé, Wenceslau Braz, São José da Boa Vista, Japira, Pinhalão, Jacarezinho, Cambará, Barra do Jacaré, Jundiaí do Sul, Figueira e Santo Antônio da Platina.

Veja também

INFRAESTRUTURA

Bonato e Ana firmam convênio de R$ 10,4 milhões para pavimentação da estrada de acesso à Pedra do Índio

A visa impulsionar o desenvolvimento econômico da região, beneficiando empreendimentos turísticos como o Morro do Gavião e Pedra do Índio, além de fortalecer o agronegócio e facilitar o deslocamento dos moradores locais

AGRICULTURA

Prefeitura adquire nova grade niveladora para impulsionar o agronegócio local

A grade niveladora desempenhará um papel fundamental no preparo do solo para o plantio, garantindo sua uniformidade e adequação às necessidades das culturas agrícolas locais

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Prefeitura de Ribeirão Claro promove passeio e leva idosos para lazer na praia

Para garantir a segurança de todos, o grupo foi acompanhado por uma ambulância e enfermeiras, demonstrando o cuidado e o comprometimento da Prefeitura com a melhor idade

INFRAESTRUTURA

Equipe da Cohapar realiza fiscalização em unidades habitacionais de Ribeirão Claro

Com essa visita técnica, a Cohapar reafirma seu compromisso com o desenvolvimento do Município

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação e fornecer serviços personalizados aos usuários.
Ao continuar a navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade e de Cookies.     OK