Educação promove premiação do Projeto MPT na Escola

Objetivo é fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do tema

Alunos da Rede Municipal de Ensino de Ribeirão Claro, das escolas de Ensino Fundamental I, foram premiados na terça-feira (13) com certificados do Projeto Ministério Público do Trabalho, que contempla do Dia Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil – marcado em 12 de junho.

O Prêmio Ministério Público do Trabalho na Escola, culminância do Programa Resgate à Infância, é uma premiação dos melhores trabalhos artísticos e culturais produzidos por alunos das escolas participantes após atividades, em sala de aula, sobre o combate ao trabalho infantil e tem como objetivo fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do tema.

A solenidade de entrega dos certificados foi realizada no Salão Nobre da Prefeitura Municipal e contou com a participação do prefeito João Carlos Bonato, da vice-Prefeita Ana Maria Baggio Molini, da Primeira Dama e Secretária de Assistência Social, Elizângela Augusta Paschoal Bonato, da Secretária Municipal de Educação e Cultura, Andréia Dias Barbosa e sua equipe, alunos, gestão das escolas e familiares.

O projeto acontece em três etapas: municipal, estadual e nacional e premiou alunos dos 4º e 5º anos das escolas municipais pelo empenho em produzir a melhor poesia e o melhor desenho referente ao tema.

Segundo a Coordenadora de Projetos e Programas Especiais, Daniela Rodrigues Martelini Rahuam, o projeto foi aderido por Ribeirão Claro, visando o resgate da infância e a importância de as crianças estarem na escola. “Dos trabalhos premiados, dois irão representar a cidade na Etapa Estadual, e os educadores têm desenvolvido um papel bastante importante com relação a essas questões por meio da promoção de debates, de atividades pedagógicas e culturais.

Para a Secretária Municipal de Educação, Andréia Dias Barbosa, eesses estímulos externos, como a aplicação desse projeto nas escolas, sempre são importantes. “Porque, a partir dessa visibilidade, acabamos estendendo a rede de apoio e, juntos, ficamos mais fortes, tornando o combate cada vez mais efetivo. Parabéns a todos os envolvidos”, disse Andréia.

O prefeito enalteceu a importância da participação das escolas no projeto. “Agradeço a todos que se envolveram nas escolas, quero destacar a importância do trabalho dos professores que realizaram o trabalho efetivo na sala de aula, aos pais, a vocês queridos alunos, parabéns pelos belíssimos trabalhos, vocês serão o nosso futuro”, elogiou o prefeito.