43 3536.1300 / Fax: 43 3536.1222
prefeitura@ribeiraoclaro.pr.gov.br

Rua Cel. Emílio Gomes, 731 - Centro - RIBEIRAO CLARO - Paraná

Acesse o webmail
43 3536.1300 / Fax: 43 3536.1222
prefeitura@ribeiraoclaro.pr.gov.br
Rua Cel. Emílio Gomes, 731 - RIBEIRAO CLARO - Paraná

ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Procuradora jurídica da prefeitura já tem mais de 15 artigos científicos publicados

Quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Visualizada 203 vezes


Motivada por um congresso de iniciação científica realizado na época em que cursava direito, a advogada Francielly Schmeiske escreveu seu primeiro artigo sobre regime fechado. Começava entre os anos de 2007 e 2011 um hábito cultivado até hoje, que rendeu mais de 15 publicações em livros e revistas especializadas como a Bonijuris. Interessada em temas polêmicos, a procuradora jurídica da prefeitura de Ribeirão Claro usa a elaboração dos textos para se manter atualizada no amplo universo das leis.

Os primeiros artigos foram incentivados pelos professores e alguns foram escritos em parceria com eles. O processo começa com a escolha dos temas, geralmente assuntos de grande repercussão e que mobilizam a sociedade. Em seguida é feita uma consulta a livros, estudos, jurisprudências e artigos que tratam sobre o tema para então iniciar a construção do texto com até 15 páginas com sua opinião sobre a matéria.

Ela escolhe como artigo preferido o texto sobre liberdade religiosa e curandeirismo, outro tópico que divide opiniões. “É um assunto muito pessoal, sobre liberdade e as escolhas que a pessoa vai fazer dentro da sua religião e o estado chega para intervir”, afirma. “É uma coisa de certa forma muito invasiva, mas serve para tentar proteger a pessoa”, pondera. “Trata-se de um grande conflito entre o estado que quer proteger e a pessoa que quer seguir sua religião e posicionamentos”, completou.

Algumas das revistas que trazem as publicações da advogada foram doadas para o acervo da Biblioteca Cidadã de Ribeirão Claro e foram recebidas pelo diretor do Departamento de Cultura, Denner Antonio Zacarias de Andrade.

Hobby “força” atualização profissional

Aos 29 anos, sendo seis deles como profissional do direito, a advogada considera a aquisição de novos conhecimentos um dos benefícios trazidos pela elaboração de artigos. “Todos os dias escrevemos muito e defendemos nossa opinião, encontramos decisões judiciais contrárias, então precisamos estar em constante pesquisa, escrevendo, debatendo”, explica. “Escrevendo, eu sou obrigada a ler os posicionamentos sobre o tema, tanto contra quanto a favor e isso contribui diretamente para a profissão”, completou.

Entre os próximos temas está um texto sobre a lei de licitações, uma das atividades mais recorrentes na rotina como procuradora jurídica da prefeitura. “É difícil conciliar o trabalho com os artigos, pretendo aproveitar as férias e ficar focada nisso”, revela. “Com tempo é possível concluir até dois artigos”, finalizou.

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

Horário de Atendimento: De Segunda à Sexta - Das 8:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00 - Atualizado: 20/07/2018 17:06:50
Rua Cel. Emílio Gomes, 731 - Centro - RIBEIRAO CLARO - Paraná
43 3536.1300 / Fax: 43 3536.1222
prefeitura@ribeiraoclaro.pr.gov.br